O projeto oferece a oficina Conexões Urbanas, gratuita e aberta, com quatro horas de duração e tradução simultânea em libras. A partir da investigação sobre intervenção urbana desenvolvida pela Cia Rústica desde 2010 , propõe o desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano que repensam a relação ator-espectador e procedimentos cênicos na rua, tecendo composições afetivas com a cidade, buscando inserir a arte no tecido do mundo. A oficina concluirá com a experiência de composição coletiva no próprio espaço aberto da rua.

 

A partir da estrutura da intervenção Desvios em Trânsito, propõe-se um exercício de criação para a rua, mobilizada pelas noções de movimento, desvio e encontro. Segundo os atomistas gregos, o mundo é composto por átomos em queda livre no vazio, em uma trajetória retilínea onde nada aconteceria. Lucrécio introduz a perspectiva do clínamen: para que a existência seja possível, acontecem pequenos desvios na trajetória retilínea dos átomos, que se chocam, se encontram e dão origem às coisas. O mundo só existe pelo desvio e pelo encontro, todas as coisas – mar, pedra, flor, pessoa ou abelha – se formam a partir do desvio do equilíbrio. Desvio, transformação, relação. A partir do conhecido, ações insólitas que perturbem o automatismo diário, que desconcertem, surpreendam, divirtam, provoquem; provocações de desvios das trajetórias retilíneas do cotidiano. o ordinário em diálogos com o extraordinário. Desvios que provoquem deslocamentos de sentidos inesperados, buscando formas diversas de diálogo entre a arte e a cidade.

A edição em Caxias aconteceu na Casa da Cultura, Teatro Municipal Pedro Parenti, e contou com uma saída na Praça Dante Aliguieri para a realização da intervenção criada durante a atividade.

A edição em Florianópolis aconteceu no Sesc Prainha e também foi encerrada com uma intervenção no centro da cidade.

 

Confira as fotos do circuito>

 

CAXIAS DO SUL, 12 de março de 2018:

Fotos: Maurício Concatto.

FLORIANÓPOLIS, 18 de março de 2018:

Fotos: Cristiano Prim

 

PELOTAS, 12 de abril de 2018:

Fotos: Janine Tomberg